Em grande parte dos vídeos publicitários a participação de um locutor de vídeos é essencial para um bom resultado final. Um locutor com experiência, que tenha uma locução de qualidade, consegue engajar os espectadores e elevar a percepção de qualidade do produto e/ou serviço anunciado pela empresa.
Escolher um bom profissional, que se encaixe com o perfil do produto ou serviço, não é fácil. Nesse momento, é importante contar com uma produtora de vídeo, com profissionais experientes e bons estúdios de gravação e equipamentos, que assegurem a qualidade do conteúdo produzido.
Separamos algumas dicas para você entender melhor sobre como selecionar um bom locutor:
Dicção
É importante escolher alguém que fale com clareza, pois a dificuldade na pronúncia das palavras compromete a compreensão dos espectadores e o impacto do produto para sua empresa pode ser negativo.
Entonação
A capacidade de dar entonação ao texto é outra característica relevante, pois sem ela a narrativa pode ficar cansativa e até incompreensível. Um bom exemplo da importância da entonação acontece nos vídeos institucionais, em que o locutor precisa inspirar os colaboradores e passar confiança em sua voz.
Volume
O volume da voz também é muito importante, pois ele pode causar uma percepção desagradável. Se a narração estiver muito alta, ela pode irritar e acabar não passando a mensagem para o espectador. E se ela estiver muito baixa, a compreensão é dificultada. Correções da voz em programas de edição são possíveis, mas demandam tempo e são trabalhosas. É muito importante que o áudio seja captado com boa qualidade, sem ruídos e em uma altura estável.
Linguagem
Por fim, é necessário que a linguagem que o locutor utiliza seja a mesma do público-alvo, para que haja uma comunicação efetiva entre a empresa e os espectadores.