Iluminação para vídeo: 5 dicas para que seu vídeo fique profissional

  • Iluminação para vídeo: 5 dicas para que seu vídeo fique profissional | Gravaton

Existe uma diferença enorme entre a forma como nossos olhos percebem a luz como a maneira que as lentes captam a luminosidade. Câmeras precisam de muito mais luz para produzir uma imagem. Por isso, é importante entender a dinâmica de sombras e iluminação para vídeo.

Planejar e organizar adequadamente o uso da iluminação é muito importante para o seu vídeo. Por isso, vamos elencar algumas dicas para você conseguir aproveitar ao máximo a luz nos seus vídeos.

Qual a importância da iluminação para vídeo?

A iluminação para vídeo é tão importante quanto o roteiro e o áudio. A luz é quem direciona os focos de atenção em um vídeo, ressaltando objetos, pessoas e contextos.

Dicas para explorar melhor a iluminação para seu vídeo

Aproveite a Luz Natural

Quando você tiver gravações externas, explore ao máximo a luz natural. Primeiro porque ela é bonita e, principalmente, porque não precisa pagar por ela.

Portanto, fique atento ao horário das gravações para que não haja mudanças muitos bruscas de luminosidade. Se você precisa de uma iluminação muito mais estável, a iluminação natural pode ser um problema, já que pode haver oscilações ao longo do tempo.

Algumas coisas que você deve ter em mente na hora de fazer gravações externas:

  • consulte a meteorologia e saiba com qual clima você irá lidar;
    • vento, nuvens e chuva podem atrapalhar e escurecer sua gravação, prejudicando seu trabalho;
    • a luz solar muito forte também pode prejudicar a imagens;
  • grave preferencialmente no início do dia, com o nascer do Sol, ou no final do dia, logo antes do pôr do Sol – mas fique atento pois, no final do dia, a luz vai embora em pouco tempo, então seja rápido.

Saiba como fazer o posicionamento e o foco da iluminação

Uma boa ideia é verificar sua localização com antecedência. Considere as posições das janelas, se quiser explorar parte da luz natural. É importante frisar que o melhor ambiente para gravação é aquele em que você tem o maior controle possível sobre a iluminação.

O posicionamento dos equipamentos de iluminação deve ser pensado a partir de dois aspectos. O primeiro é a luz direcionada para o objeto da gravação, seja um objeto mesmo ou uma pessoa. Já o segundo é a iluminação da cena como um todo.

Geralmente, o esquema ideal de posicionamento de iluminação para a maioria das gravações é composto por três pontos de luz: uma luz principal (ou frontal), uma contra-luz (ou luz de fundo) e, ainda, uma luz de preenchimento (ambiente).

A melhor forma de garantir o posicionamento adequado é testar os focos de luz e sua distribuição. Teste com a câmera ligada e veja as diferenças que você consegue obter no vídeo modificando a posição dos equipamentos.

Entenda qual o tipo de equipamento de iluminação para cada situação

A seguir, iremos apresentar os equipamentos de iluminação mais comuns utilizados para gravações mais simples.

Softbox

Muito utilizado para gerar uma luz difusa e suave que ajuda a diminuir as sombras e destacar os traços naturais das pessoas ou objetos.

Painel de LED

Esses equipamentos são compostos de diversas lâmpadas pequenas, possuem tamanhos variados e atuam como luminárias.

Luzes de fundo

Essas luzes são utilizadas para gravações em estúdio pois ajudam a dar contraste entre o fundo e a pessoa e objeto que está na frente do vídeo.

Ring Light

É um equipamento em formato circular em que a câmera fica posicionada no seu interior. É muito utilizado por maquiadores que possuem canais de tutoriais e também por influencers que compartilham fotos, selfies e vídeos. É mais utilizado para focar no rosto e para closes próximos.

Existem truques quando seus recursos são limitados

Agora que você sabe um pouco mais sobre quais equipamentos básicos utilizar, você pode ver que existem alternativas quando você não dispõe dessa estrutura.

Hoje em dia, muitos celulares já fazem gravações em HD. Mesmo que não tenha todos os controles e funções de uma câmera profissional, ainda pode ser útil em muitas situações.

Já quanto a iluminação, existem diversos tutoriais no Youtube, por exemplo, que te ensinam a fazer versões mais acessíveis para simular os efeitos de luzes de equipamentos profissionais. É claro que existem diferenças, mas podem ajudar você a produzir seus vídeos de maneira mais prática.

Contrate uma produtora de vídeos para trabalhar a sua iluminação

Se você não possui os equipamentos e nem a expertise para fazer seu vídeo profissional, uma alternativa eficiente é contratar uma produtora de vídeos. Com os estúdios de gravação e os equipamentos de iluminação profissionais, você consegue garantir a qualidade do seu material audiovisual.

Você possui mais dúvidas sobre a iluminação de vídeos? Deixe um comentário!

2018-11-20T16:56:49-03:0028 junho, 2018|Categorias: Produtora de Vídeo, Produção de Vídeo|Tags: |