Produção de Videoclipe: Algumas dicas para produzir um bom material

  • Produção de Videoclipe | Gravaton Produtora de Vídeo

O videoclipe é uma produção de vídeo muito utilizada no meio musical, pois é uma forma de divulgar uma música e também promover uma banda ou um artista solo. Pode ser usado em eventos, divulgado em programas especializados na TV ou em plataformas digitais.

Geralmente, possui curta duração e expressa o trabalho do artista ou banda por meio de imagens em harmonia com a música escolhida. O videoclipe pode apresentar apenas os artistas ou também pode contar uma narrativa que dialogue com a música.

Como em outras produções audiovisuais, há uma grande quantidade de detalhes que devem ser tratados com cuidado, pois o videoclipe funciona como o cartão de visitas dos músicos, ele representa o conceito da banda e o que ela quer dizer com a música. Por isso, a direção artística, a continuidade, engenharia sonora, fotografia do vídeo e a edição das imagens devem receber uma atenção especial de quem está produzindo.

Veja algumas dicas importantes que devem ser observadas na produção do seu videoclipe:

Escolha um formato para o videoclipe

É importante escolher o formato que mais encaixe com o conceito que será destacado a partir da música e também que caiba melhor no seu bolso. Pensando em um orçamento mais econômico, mas que mantenha a qualidade do seu videoclipe, confira algumas das opções possíveis:

  • Vídeo ao-vivo

Sem dúvidas esse é um dos formatos mais econômicos e que ao mesmo tempo causam grande impacto. Esse formato consiste em gravar uma apresentação ao vivo da banda ou artista e após uma edição básica de cores e cortes de ângulos, o produto já está finalizado.

  • Vídeo em plano-contínuo

Vídeo em plano contínuo, ou vídeo em plano sequência, é uma boa opção, pois o resultado chama muita atenção e a produção pode ser mais enxuta. Você usa apenas uma câmera e uma tomada. Tudo que é preparado para o videoclipe tem que ser feito direto e sem erros, pois não há a cortes no plano sequência. Esse formato, geralmente, se baseia em um conceito forte. É importante ter uma boa ideia e muito bem planejada.

  • Lyric vídeo

O Lyric vídeo, ou vídeo de letras, dá ênfase para as letras das músicas, que aparecem de forma atrativa, com efeitos e elementos no vídeo. Essa também é uma solução econômica e pode trazer um forte impacto para seu videoclipe. Além de possuir custos menores que uma produção de vídeo com personagens e sets de gravação, os motion graphics e animações da letra da música provocam imersão do espectador no trabalho final.

Trabalhe com profissionais capacitados

Independente do formato econômico escolhido para seu vídeo, a qualidade não pode ser deixada de lado. Como dito, o videoclipe funciona como o cartão de visita dos músicos, é ele que apresenta o trabalho da banda e pode conseguir mais visualizações e consequentemente mais oportunidades de trabalho para os artistas. Por isso, não trabalhe com pessoas inexperientes. Escolher profissionais capacitados possibilita um melhor impacto para o videoclipe.

Utilize equipamentos de alta qualidade

A qualidade das imagens é indiscutível e mostra o profissionalismo do trabalho executado. Além disso, a qualidade do videoclipe é importante para a compreensão do conceito e da narrativa apresentada. Opte por equipamentos modernos de alta resolução na captação e edição das imagens.

Observe as opiniões dos espectadores

Fique atento às avaliações dos espectadores sobre o videoclipe. Uma das vantagens que a internet proporciona é a possibilidade do feedback do espectador de maneira mais fácil. Por isso, preste atenção no que seus fãs comentam, no que outros artistas e produtores de vídeo pensam do seu vídeo. Críticas construtivas devem ser sempre bem-vindas, pois possibilitam uma evolução do seu trabalho.

Tem dúvidas? A Gravaton poderá te ajudar!

2018-11-28T15:02:47-03:0028 novembro, 2018|Categorias: Produção de Vídeo|Tags: , , , |