Vídeos Promocionais: Algumas dicas para produzi-los bem

  • Vídeos Promocionais: Algumas dicas para produzi-los bem | Gravaton Produtora de Vídeo

Vídeos promocionais são utilizados pelas empresas para promover seus produtos e serviços desde que o veículo principal de comunicação era apenas TV. Nos últimos anos, com o avanço da banda larga na Internet, o número de empresas que optam por esse tipo de vídeo é crescente.

Na TV, devido a suas políticas comerciais, os vídeos com duração de 30’’ são os mais usuais; são vistos também vídeos de 15’’ e mais raramente de 60’’. Já na Internet há muito mais flexibilidade, você tem diversas plataformas de veiculação, como o Youtube, Instagram e Facebook. Em média, os vídeos devem ter 30’’ para não incomodar o usuário e trazerem resultados satisfatórios.

Independente da mídia escolhida, seu vídeo promocional deve apresentar algumas das principais vantagens e diferenciais do produto ou serviço de maneira mais direta e breve possível. Seu objetivo é atrair seu público mostrando apenas o suficiente do que você oferece para deixá-lo querendo mais. Os espectadores querem ver o que acontecerá em seguida, despertar o interesse e a curiosidade pelo seu produto é o que garante a efetividade do seu trabalho.

Ao produzir um bom vídeo para promover os produtos e serviços de sua empresa, você deve pensar desde o público-alvo, equipamento de captação e edição que vai usar, até a iluminação e otimização do áudio.  Produzir vídeos promocionais não é uma tarefa fácil. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar nessa produção. São elas:

1. Não esqueça o roteiro! 

O roteiro tem uma grande importância durante todo o processo de produção do seu vídeo. Nele contamos toda a história, deixamos tudo bem claro e definido para que o processo seja mais rápido e econômico.

Tome nota: Quanto melhor planejado estiver seu projeto, menor a probabilidade de refazer seu trabalho.

2. Prepare sua equipe

Verifique se sua equipe está alinhada, incluindo os atores ou os participantes do seu vídeo. Quando todos sabem o que vai acontecer e como vai acontecer, você minimiza erros na sua filmagem e não atrasa nenhum processo.

3. Lembre-se da regra dos terços 

Use a regra dos terços em qualquer foto ou filmagem que estiver fazendo. Essa técnica é utilizada para chamar atenção do espectador para o que você quer evidenciar em cenas especificas.

O quadro da regra dos terços existe em qualquer câmera seja ela filmadora ou de entrada. Para você não ter dúvidas, esse quadro é dividido em partes iguais: sendo duas linhas horizontais e duas verticais. A atenção do espectador será direcionada sempre ao ponto de ancoragem superior esquerdo. Nessa parte, você deve colocar o que é mais importante na cena filmada.

4. Iluminação também é importante! 

O equipamento de luz é tão importante quanto sua câmera. Conseguir uma iluminação ideal fará com que seu trabalho tenha destaque e que não perca tempo na edição das imagens. Certifique-se que o objeto seja iluminado uniformemente. Para isso, além dos spots de luz você precisa de um refletor para suavizar as sombras duras.

5. Fique atento à Acústica

Antes de começar a gravar faça teste de som para ter certeza que o local escolhido para a filmagem não tenha eco. Se a acústica não for boa é melhor que você encontre outro lugar para filmar. Problemas de áudio em uma produção são os mais difíceis de reparar, ou até mesmo impossíveis. Chegar na ilha de edição com um material chiando ou com eco é o mesmo que ter que gravá-lo novamente.

6. Cuidados na edição

Agora que o trabalho já foi executado você precisará passar todo material para a ilha de edição. Fique atento para não exagerar nos efeitos de transição, seu vídeo pode parecer amador. Por fim, escolha a música mais apropriada para fazer a abertura e o fundo do seu vídeo, ela conforta o espectador e torna seu vídeo promocional mais atraente.

2018-11-20T16:56:49-03:0025 setembro, 2018|Categorias: Gravaton, Produção de Vídeo, Produtora de Vídeo|